Santificação – Vivendo para Deus

HB-12:14- “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”

INTRODUÇÃO:

O capítulo 12 de hebreus é muito rico para o entendimento do processo de santificação, seu objetivo e processo. A Santificação é o processo pelo qual, de acordo com a vontade Soberana de Deus, somos feitos participantes da sua Santidade. A santificação é uma obra progressiva que se inicia quando aceitamos a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da nossa vida, pelo ato da Regeneração, e que é exercida nos corações dos crentes, especialmente pela presença e poder do Espírito Santo, por meio da infalível e inerrante Palavra de Deus e no uso contínuo do ser humano dos meios indicados de busca como: oração, vigilância, abnegação, autoexame entre outros.

ESTUDO:

O objetivo da santificação é a aproximação entre o cristão e Deus. O capítulo 12 inicia demonstrando que nós como cristão temos o exemplo dos heróis da fé do capítulo 11 ao nosso redor como motivo para seguirmos a carreira da santificação. O versículo 14 demonstra que a corrida, ou a carreira, terminam com a visão de Deus, porém além da santificação temos outra recomendação que é seguir a paz. A seguir será analisando cada parte do versículo na busca pelo entendimento do processo de santificação.

A primeira parte do versículo é “Seguir a Paz”. A paz precisa ser cultivada, ela nunca fará parte da Igreja automaticamente. O verbo grego para seguir é “dioko” que significa “perseguir” correr após, esforçar-se por obter – uma busca moral e espiritual bem definida. A maneira correta de cultivar a paz é mediante a santidade pessoal.

  • Paz é uma qualidade espiritual, uma das virtudes do fruto do Espírito. GL- 5:22
  • A Paz consiste na harmonia com Deus.
  • Quem tem harmonia com Deus, vive em harmonia com os seus irmãos.
  • A conexão entre a paz e a santificação mostra-nos que em clima de harmonia, podemos desenvolver a santificação dos crentes.
  • Podemos considerar a Santificação, na forma de consagração a Deus e a princípios espirituais, como meios que cria a harmonia da Igreja.
  • A ausência de paz na Igreja indica ausência de santidade.
  • Onde há Santidade Deus abre os céus, e descortina os seus Mistérios e revela a sua vontade e abençoa muitíssimo o seu povo.
  • A santificação é aproximação de Deus, para fazer o que lhe apraz.

O segundo ponto é “Com Todos”, o cristão não deve buscar a paz somente com os próximos, mas sim com todos, por que assim como Jesus, não devemos fazer restrição de pessoas At 10:34.

A santificação é a tradução do termo grego “agiasmos”, que se deriva da raiz “agos”, isto é “algoque” impõe “respeito religioso”. Tal vocábulo veio a ser aplicado aos sacrifícios oferecidos a Deus – algo separado para a Divindade.

  • Separação para longe do que é profano e consagração ao que é Sagrado.
  • A Santificação faz parte integral da Salvação ( sem a qual ninguém verá o Senhor).
  • I TSS- 4:3 –“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição”. V- 4 – “que cada um de vós saiba possuir o seu vaso (corpo) em santificação e honra.”
  • A Santificação confirma e desenvolve a Divina Santidade de Deus em nós.

O início da santificação ocorre no momento em que o homem crê em Jesus Cristo. HB- 10:10 – “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Pois nosso espírito quer se achegar a Deus, e nossa carnalidade quer se afastar de dEle, nessa luta devemos buscar conscientemente nos aproximar dEle.

A santificação é um estado gradativo no qual vamos adquirindo experiência com Deus:

  • II COR- 7: 1- “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.”
  • FP- 2:15-“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.”
  • MT 5:16- “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai , que está nos céus.”

Dessa forma podemos entender que santificação é o processo de aproximação da luz, que é Deus. I JO –1:5- “E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma.”

A última parte do versículo é o troféu esperado por todos nos que é ver a Deus. Dessa forma a santificação consiste em ver a Deus. Assim atingiremos o estado pleno, a estatura de varão perfeito.

  • I TSS- 4:16- “Porque o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, ecom a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;”
  • I TSS- 4:17- “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
  • PV- 4:18- “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

A santificação é realizada em nós por meio da trindade, via a justificação de Cristo na cruz, o convencimento do Espírito Santo e a ação do Senhor. Ao contrário daquilo que se ensina, muitas vezes, Deus está mais interessado na Santificação do homem do que na sua prosperidade ou conquistas pessoais. Sem a Santificação ninguém verá a Deus! A exortação à santificação ocorre porque a Bíblia nos revela um Deus Santo que ama o pecador, mas não aceita o pecado.

Corintios 6:19: “Acaso não sabes que sois o templo do Espírito Santo, que habita em vós, O qual tendes da parte de Deus e não sois de vós mesmos?”. Não sabeis que o templo de Deus, que sois vós, é santo?

I Pedro 1:15: “Assim como é santo Aquele que vos chamou, sede também santos em toda vossa maneira de viver”.

Deus nos chamou para santificação: “Cada um saiba possuir o seu corpo em santificação e honra” (I Ts 4:4)

Os seguintes agentes de santificação são encontrados na palavra:

  • PAI- I TSS- 5:23- “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo”.
  • FILHO– HB- 2 :11- “Porque assim o que santifica (Jesus Cristo) como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,”
  • ESPÍRITO SANTO– I COR- 6:11- “E é o que alguns tem sido, mas haveis lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.”
  • Deixemos que a Triunidade Divina opere em nós.
  • A PALAVRA DE DEUS– JO- 17:17- “ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”

EF- 5:26- “Para a santificar; purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra”.

  • A FÉ- AT- 26:18- “Para lhes abrires os olhos e das trevas vos converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim”.
  • A ESPERANÇA– TITO- 2: 13- “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”.
    I JO- 3:3- “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”.
  • ORAÇÃO- SL- 51:10- “Cria em mim , ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”.

O nosso esforço na santificação visa vermos a Deus, ou seja “sem a própria Santidade de Deus”  ninguém jamais verá a Deus.

CONCLUSÃO:

Obrigatoriamente, todos terão que confessar que Ele é o Senhor, mas somente os santificados contemplá-lo-ão por toda a eternidade. Muitos passarão a eternidade sem Deus porque escolheram viver uma vida sem ele aqui na Terra. Por isso, é imprescindível observar e colocar em prática os seguintes conselhos:

  1. Se já está santificando, mantenha.
  2. Se não está, comece hoje.
  3. Se já é Cristão, permaneça seguindo a Cristo.
  4. Se não é, não existe outro, o caminho é Jesus, aceite-o como seu Salvador e Senhor.
  5. Este é o tempo oportuno de Deus para sua vida. A porta da Salvação está aberta.
  6. Venha ser feliz conosco e juntos morarmos nos Céus. Em Cristo, nossa alegria é completa.
  7. O meu desejo e a minha oração é que tenhamos uma vida santificada para juntos encontrarmos o Senhor !
  8. MT- 5:8- “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

Pr. Valdeir Constâncio Pereira