Lição 12 – Mansidão: uma nova postura de vida modesta e submissa

Texto Áureo: Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Mt 5.5
Verdade Aplicada: A mansidão nos capacita a ter uma postura simples e gentil em nossos relacionamentos interpessoais.
Objetivos da Lição

  • O Ensinar como a mansidão nos molda a ter o caráter de Jesus Cristo;
  • O Mostrar que a mansidão nos ensina a sermos submissos a Deus;
  • O Revelar que o fruto do Espírito Santo é cultivado no coração.

Textos de Referência: 2Tm2.22-26

 
Introdução
Nesta lição, estaremos estudando sobre a mansidão. Esta característica do fruto do Espírito Santo exige que tenhamos um comportamento modesto para com os homens e de submissão a Deus e à Sua Palavra.

 
1. A MANSIDÃO E A PACIÊNCIA
A mansidão capacita o indivíduo a agir com equidade, não tomando atitudes desordenadamente, sabendo distinguir a hora em que deve se submeter. Esta característica do fruto do Espírito Santo transforma o mais irritado dos homens em alguém pacífi co e sereno, com atitudes brandas diante de situações desagradáveis (Ef 4.2).

 

2. A MANSIDÃO E A SUBMISSÃO A DEUS
A mansidão nos ensina a sermos submissos a Deus em todos os sentidos, nos tornando amáveis em nossos relacionamentos interpessoais (Tt 3.2). Quando somos apresentados pela mídia a um posicionamento agressivo, devemos sempre lembrar que somos servos de Deus e isso impede que tenhamos atitudes violentas.

 

3. LIÇÕES PRÁTICAS
A cada dia que passa está cada vez mais difícil ter uma atitude de mansidão (Mt 10.16). Vários são os acontecimentos que vivenciamos e isto tem levado muitos a não crerem na possibilidade de restauração da humanidade, esquecendo-se do poder do Cristo.

 

CONCLUSÃO
Os apelos midiáticos e tecnológicos tentam de todas as maneiras nos tornar iracundos. Todavia, o servo fi el conhece as artimanhas do inimigo e não se deixa enganar, antes se aproxima do caráter divino, amadurecendo em si a mansidão do fruto do Espírito Santo.