Lição 10 – A adoração em tempo integral

Texto Áureo: “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Rm 11.36

 

Verdade Aplicada: Adoração envolve tudo o que está no interior da pessoa e tudo o que está fora dela.

 

Textos de Referência: Rm 12.1-3

 

INTRODUÇÃO

Percebe-se que há uma forte negligência na adoração verdadeira em muitas igrejas e, muito do que é feito em nome da adoração hoje, na realidade desonra a Jesus Cristo.

 

1. O CONCEITO DE ADORAÇÃO DE PAULO
O apóstolo Paulo faz uma forte declaração em Romanos 12.1-2 sobre o conceito de adoração em tempo integral. Essas suas palavras vêm depois do que possivelmente é a maior exposição de teologia de toda a Escritura.

 

2. A ADORAÇÃO COMO PRIORIDADE DE VIDA
Maria procurou sentar-se aos pés do Mestre em adoração. Resolveu priorizar a adoração em sua vida, escolheu a boa parte (Lc 10.41-42), o que não lhe seria tirada. A adoração de Maria teve significado eterno, enquanto a tarefa de Marta nada significou além daquela tarde especial.

 

3. A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO NA BÍBLIA
Desde o início (Gênesis) até a consumação (Apocalipse), a doutrina da adoração está entrelaçada na urdidura e na trama do texto bíblico (Dt 6.4-5; Mc 12.29-30).

 

CONCLUSÃO
A adoração precisa ser compreendida como a somatória de tudo que fazemos. Nossas atitudes devem ser transformadas em atos de adoração a Deus. É necessário que compreendamos que nossa adoração é de tempo integral. Você nasceu para ser um adorador.

 

 

Foco na Lição Lição 10
04 de dezembro 2016
A adoração em tempo integral

1. O CONCEITO DE ADORAÇÃO DE PAULO

  • Novo estilo de vida
  • Nosso relacionamento exterior
  • Nosso comportamento pessoal

A centralidade da adoração nesses tempos nebulosos é de suma importância, tendo em vista que o assunto é dominante nas Sagradas Escrituras. Temos muitas atividades e pouca adoração. Queremos fórmulas e efeitos e, no processo, de certo modo, deixamos de lado aquilo para o qual Deus nos chamou. Estamos tão programados, informados, planejados e ocupados que menosprezamos a adoração! A adoração pode ser refletida em nosso comportamento em relação aos outros. “Porque quem nisto serve a Cristo, agradável é a Deus e aceito aos homens.” (Rm 14.18). O que significa esta oferta agradável a Deus? O contexto revela que é ser sensível ao irmão mais fraco (Rm 14.13).

Quando tratamos os irmãos em Cristo com o tipo adequado de sensibilidade, isso é um ato aceitável de adoração. O evangelismo também é uma forma de adoração aceitável (Rm 15.16).

Assim, a adoração pode ser expressa ao compartilhar o amor com irmãos em Cristo, pregar o Evangelho aos descrentes e atender às necessidades das pessoas num nível material. A adoração aceitável é dar. É um amor que compartilha (Fp 4.18).

Para muitos, o culto é apenas uma programação de fim de semana, um evento, um show, um momento que sobra da agitada vida terrena para oferecer a Deus o que Ele rejeita. O propósito e a responsabilidade de cada cristão como sacerdócio real é promover um ensaio na terra da vida eterna que será vivida no céu. Este é o culto racional!

Efésios 5.8-10 diz: “Andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor.”. A palavra agradável vem do grego e significa “aceitável”. Nesse contexto, refere-se à bondade, justiça e verdade, dizendo claramente que fazer o bem é um ato aceitável de adoração a Deus.

Paulo, aconselhando a Timóteo (1Tm 2), exorta para que os cristãos orem pelas pessoas investidas de autoridade de modo que os cristãos possam ter vida tranquila e serena, em toda piedade e honestidade. Portanto, compartilhar é um ato de adoração e esse é o efeito da adoração sobre os outros.

Fazer o bem é igualmente um ato de adoração e esse é seu efeito em nossa vida. Agradar a Deus, fazer o bem e compartilhar com os outros, todos são atos de adoração legítimos e bíblicos. Isso abarca toda a atividade e todo o relacionamento da vida humana.

 

2. A ADORAÇÃO COMO PRIORIDADE DE VIDA

  • Exemplo do culto de Abel
  • O exemplo da adoração de Enoque
  • O Exemplo da adoração de Noé

“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. Lc 10:40-42.

A adoração de Maria teve significado eterno, enquanto a tarefa de Marta nada significou além daquela tarde especial. Hebreus 11 contém uma lista de heróis da fé do Antigo Testamento e o primeiro deles é Abel. Ele foi um verdadeiro adorador. Sua adoração estava de acordo com a vontade de Deus e o plano de Deus. Sua oferta foi aceita por Deus. Isso é tudo o que sabemos sobre a vida dele. Esse adorador “depois de morto ainda fala” (Hb 11.4).

Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim. Abel apreendeu os grandes princípios da redenção. Viu-se como um pecador e viu o pecado e sua pena de morte entre seu coração e a comunhão com Deus. Por meio do sangue derramado, olhava para o futuro sacrifício – Cristo morrendo na cruz do Calvário. Confiando na expiação que ali seria feita, tinha o testemunho de que era justo e de que sua oferta havia sido aceita.

A segunda pessoa que Hebreus relaciona é Enoque. Ele adorava a Deus através de seu andar. Ele andou com Deus e viveu uma vida piedosa, fiel e dedicada. Um dia, ele andou da terra para o céu! (Gn 5.21-24). O nome Enoque significa “dedicado ou disciplinado”. Fiel ao significado do seu nome, Enoque dedicou-se a Deus e disciplinou-se no meio de uma geração corrompida e perversa (Fp 2.15).

Andar com Deus significa ter um conhecimento cada vez mais íntimo dEle. Enoque começou a andar com Deus com a idade de 65 anos, após o nascimento de seu filho Matusalém, depois para o resto da sua vida terrena (300 anos). Nunca é tarde demais para começar a andar com Deus (Gn 17.1).

O terceiro citado na lista de adoradores é Noé. Quando pensamos em Noé, nos vem à mente a palavra “trabalho”. Ele adorou a Deus com seu trabalho. Neste trabalho, estava a sua fé e obediência. Passou 120 anos construindo a arca. Homem justo e íntegro, Noé recusou seguir o caminho do mundo. Ele foi muito atento à vontade de Deus.

Ofereçamos sempre ao Eterno Deus um sacrifício de louvor, que é fruto dos lábios que declare publicamente o Seu Nome. Quando analisamos a adoração em seu foco direcionado a Deus, descobrimos que sua essência é simplesmente ação de graças e louvor.

 
3. A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO NA BÍBLIA

  • Adoração no Antigo Testamento
  • O Tabernáculo
  • A adoração no Novo Testamento

A adoração no Antigo Testamento devia ser uma preocupação contínua para o povo de Deus. O tabernáculo foi projetado para enfatizar a prioridade da adoração e exclusivamente para a adoração. Era o lugar onde Deus se encontrava com Seu povo. Usá-lo para qualquer outra coisa que não fosse adoração era considerado a mais rude blasfêmia. No tabernáculo não havia assentos.

Em Gênesis, descobrimos que a queda ocorreu quando Adão falhou em adorar pela desobediência à única ordem dada pelo Eterno Deus. Em Apocalipse, aprendemos que toda a história culmina numa comunidade eterna adorando na presença de um Deus amoroso.

A organização do acampamento sugere que a adoração era central a toda a atividade. O tabernáculo se situava no centro do acampa- mento. Imediatamente a ele, ficavam os sacerdotes que lideravam a adoração.

Um pouco mais diante do tabernáculo se posicionavam os levitas, que estavam envolvidos no culto. Mais longe, ficavam dispostas as várias tribos, cada uma de frente para o centro, o lugar da adoração. Olhando para a história, é impossível negar a necessidade, a importância e a influência do culto na vida das pessoas. O mundo como conhecemos foi moldado pelas crenças. Todos os acontecimentos políticos, militares e sociais foram e ainda são motivados por crenças.

No Novo Testamento, toda a pregação está voltada para a adoração. A pregação é um aspecto insubstituível de toda a adoração coletiva (2Tm 4.2). Jesus ensinou a Marta e a Maria que a adoração é a única atividade essencial que deve ter precedência sobre qualquer outra atividade da vida. E, se isso é tão importante na vida individual, quanto mais será no contexto da reunião entre os cristãos, isto é, no culto que prestamos a Deus na igreja!

Todo o culto deve girar em torno da Palavra. Tudo mais é ou preparatório ou é uma resposta à mensagem das Escrituras. É fundamental que entendamos que a adoração deve ser em todo o tempo e que a mesma atinge todas as áreas de nossa vida, isto é, de- vemos honrar a Deus em tudo.

 

Reflexão

A adoração precisa ser compreendida como a somatória de tudo que fazemos. Nossas atitudes devem ser transformadas em atos de adoração a Deus. É necessário que compreendamos que nossa ado- ração é de tempo integral. Você nasceu para ser um adorador.

Fonte: Editora BETEL