Lição 06 – Gozo: a alegria do Espírito Santo

Texto Áureo
Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, bebei as doçuras e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. Ne 8.10

Verdade Aplicada
Quem tem a Cristo, mesmo em momentos difíceis, experimenta a alegria do Espírito Santo.

Objetivos da Lição

  • O Ensinar como experimentar um sentimento maravilhoso;
  • O Mostrar como nos é garantida uma alegria duradoura;
  • O Revelar como podemos nos alegrar em tempos difíceis.

Textos de Referência: Sl 32.11; Jo 15.10, 11; Fp 4.4

Introdução
A alegria produzida pelo amadurecimento do fruto do Espírito Santo é algo inigualável. Não existe nenhum sentimento humano que possa ser comparado a ela.

1. UM SENTIMENTO MARAVILHOSO
Dando sequência em sua apresentação acerca do fruto do Espírito, Paulo nos mostra que, quando desfrutamos da característica do fruto, representada no grego pela palavra “χαρά” = [“chara”], ou seja, gozo, passamos a sentir uma maravilhosa sensação de alegria e felicidade por todas as coisas que recebemos de Deus pela Sua infinita graça (Ef 2.8-9).

2. ALEGRANDO-SE EM TEMPOS DIFÍCEIS
Viver neste mundo não é nada fácil. A cada dia fica mais claro que estamos próximos da vinda de Jesus (Ap 22.20), porém sabemos que enquanto isto não ocorre teremos que ser sustentados pelo poder do Espírito Santo, que nos permite viver alegres em meio às tribulações.

3. LIÇÕES PRÁTICAS
Estamos vivendo dias em que toda sorte de notícias chega até nós de maneira inesperada. A surpresa provocada por tais notícias são, em muitos casos, a causa de um profundo sentimento de tristeza (Jo 16.33).
CONCLUSÃO
O gozo produzido pelo amadurecimento do fruto do Espírito Santo nos garantirá mais momentos de felicidade do que possa tentar nos entristecer Satanás, através de notícias e informações apelativas. Sigamos firmes, não olhando nem para a direita nem para a esquerda (Tg 1.2).