Lição 05 – O amor puro e insondável, proveniente de Deus

Texto Áureo

“E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lc 10.27

Verdade Aplicada
Demonstrar amor nem sempre é suficiente, importante é como você ama.

Objetivos da Lição

  • O Mostrar o amor como dom divino;
  • O Ensinar como compartilhar o amor;
  • O Revelar para que serve o amor.

Textos de Referência:  1Co 13.1, 3, 4, 6, 7

Introdução
A primeira característica do fruto do Espírito Santo que estudaremos é o amor. Não o amor na ótica humana, mas o amor insondável de Deus e Sua manifestação na vida do homem.

1. AMOR: UM DOM DIVINO
Para se oferecer amor, é necessário que este tenha sido de alguma forma recebido por nós ou gerado em nós. A característica do fruto do Espírito conhecida como amor é gerada por Deus e cultivada por nós para que possamos distribuí-la em nossos relacionamentos.

2. COMPARTILHANDO O AMOR
O fruto do Espírito está dividido em três seções. O amor está incluído na seção que se refere ao homem consigo mesmo. Desta forma, para o indivíduo amar, é necessário que esteja em harmonia pessoal. O amor só pode ser compartilhado por quem ama a si próprio (Mt 22.39).

3. LIÇÕES PRÁTICAS
Toda atitude grandiosa tem que passar por um filtro. O servo do Senhor deve em tudo viver uma vida espiritual, mas deve também ter uma relação racional com o Criador (Rm 12.1). Quando conseguimos perceber o propósito de Deus para nossas vidas, passamos a entender o quanto amar é necessário. A paixão é irracional, mas o amor é totalmente racional, porque é dom de Deus.

CONCLUSÃO
Devemos valorizar ainda mais o desenvolvimento do amor, característica do fruto do Espírito, em nós e a doação do mesmo a todos que estiverem ao nosso alcance. A melhor maneira para fazermos isso é abandonando os novos costumes que nos têm sido impostos pelo uso inadequado da tecnologia.