Lição 03 – A voz que clama no deserto

Texto Áureo: Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Mt 11.11

Verdade Aplicada: João Batista foi a voz do que clamou no deserto e abalou a todo Israel em seus dias.

Textos de Referência: Mt 3.1-5

 

INTRODUÇÃO
O Reino de Deus estava para ser imediatamente manifestado em Israel em sua plenitude na pessoa e obra do próprio Messias. Para esta grande chegada os homens precisavam preparar um caminho em seus corações.

 

 

1. ANTES DE FALAR DE JOÃO
Um longo tempo se passou desde o retorno de Jesus do Egito e o estabelecimento da família em Nazaré. Enquanto Jesus ainda estava morando em Nazaré, João apareceu no deserto da Judeia.

 

 

2. JOÃO, A VOZ DO QUE CLAMA NO DESERTO
João, a “voz do que clama no deserto”, rompeu com um silêncio profético de quatrocentos anos. Ele veio preparar os corações para a chegada do Messias, por isso denunciava os pecados, advertia-os frontalmente do juízo vindouro e pregava a promessa de um glorioso batismo de fogo.

 

 

3. JOÃO E SEU MINISTÉRIO BATISMAL
Dois eram os batismos anunciados por João. Um batismo natural em água que cabia a João batizar e o outro sobrenatural que apenas caberia a Cristo fazê-lo. E aí temos o ponto culminante com a chegada de Jesus para receber o batismo em água.

 

 

CONCLUSÃO
Mateus fala da grandeza de João Batista. Seu ministério foi fecundo e profético, encerrando dessa maneira a dispensação do Antigo Testamento. O Senhor Jesus ao receber o batismo de João deixou-nos um grande exemplo a ser obedecido.