Lição 13 – Temperança: uma vida controlada pelo Espírito

Texto Áureo: Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gl 5.22
Verdade Aplicada: Temperança é a total moderação desenvolvida por aquele que vive sob o domínio do Espírito Santo.
Objetivos da Lição

  • O Ensinar como viver sob o controle do Espírito Santo;
  • O Mostrar que a tentação não é derrota;
  • O Revelar que igrejas temperantes servem para mudar o mundo.

Textos de Referência: Tt 2.7, 8, 11, 12

 
Introdução
A temperança é uma característica do fruto do Espírito que age diretamente nos sentimentos e desejos mais profundos do indivíduo. Através dela, o homem consegue controlar os seus mais fortes impulsos.
1. VIVENDO SOB O CONTROLE DO ESPÍRITO
Ao fi nal da apresentação das três seções acerca das nove características do fruto do Espírito, o apóstolo Paulo apresenta a temperança. Esta característica nos mostra como o indivíduo pode ser capaz de viver uma vida abençoada ao permitir ser completamente controlado pelo Espírito Santo. Quando faz esta escolha, o homem aprende a viver e experimentar uma vida melhor (2Tm 1.7).

 

2. A TENTAÇÃO NÃO É DERROTA
Continuamente, Satanás coloca pedras para que tropecemos. Estas pedras são representadas por velhos sentimentos que sempre se levantarão em nossos corações. Em todo tempo, somos tentados por imagens, atos e intenções que nos são apresentadas por meio das infovias (Tg 1.13).

 

3. LIÇÕES PRÁTICAS
A mídia está sempre recheada de informações absurdas acerca do comportamento humano. Fatos que chocam até o mais liberal dos homens. Tais fatos são apresentados como naturais e sem aparente motivo para repreensão (Mt 24.12).

 

CONCLUSÃO
Os ataques do diabo nunca serão eficazes na tentativa de destruir o projeto de Deus para a humanidade, porque a Igreja será sempre vencedora em Cristo (1Co 10.13) e viverá o amadurecimento do fruto do Espírito Santo em meio aos apelos midiáticos e tecnológicos.