Lição 10 – A geração dos filhos de Issacar

Texto Áureo: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.” Pv 24.10

 

Verdade Aplicada: A certeza de que o Senhor está conosco já é o suficiente para avançar e conquistar até mesmo o impossível.

 

Textos de Referência: Gn 30.18; 49.14, 15; 1Cr 12.32

 

INTRODUÇÃO
O capítulo quarenta e nove de Gênesis apresenta Jacó nos últimos momentos de sua vida. Ele agrega seus filhos e netos ao seu redor e profere uma bênção profética que revela o destino de cada um de seus filhos e netos.

 

1. ISSACAR, JUMENTO DE OSSOS FORTES
A história da tribo de Issacar indica que Jacó estava antevendo um tempo em que, por causa de suas possessões e prosperidade, Issacar se curvaria diante de invasores estrangeiros sob o comando de Tiglate-Pileser. Issacar era forte, mas decidiu ser escravo e não lutar.

 

2. OS PROBLEMAS DA GERAÇÃO DE ISSACAR
A geração dos filhos de Issacar tinha a opção de viver sem negligenciar seus direitos, mas abriu mão da batalha para viver mediocremente. Destacamos três coisas importantes dessa geração a fim de extrair lições para nossas vidas (Rm 15.4).

 

3. A NOVA GERAÇÃO DE ISSACAR
O que o cronista registra acerca dessa nova geração dos filhos de Issacar é surpreendente. Ele lista duas qualidades que são de suma importância para os últimos dias da Igreja, pois refletem os atributos do homem espiritual, que tudo sabe interpretar (1Cr 12.32; 1Co 2.15).

 

CONCLUSÃO
A geração de Issacar nos estimula a viver e agir de forma diferente em nossos dias. Precisamos urgentemente aprender a interpretar os sinais de nosso tempo. Eles possuíam um altíssimo nível de ciência divina, e, hoje, o Espírito Santo nos convida para viver da mesma maneira em nosso tempo.