Lição 05 – Deus instrui Seu povo a ser grato e fiel

Texto Áureo: “Quando, pois, tiveres comido e fores farto, louvarás ao Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu.” Dt 8.10

 

Verdade Aplicada: Precisamos estar preparados para receber e desfrutar das bênçãos de Deus para nossas vidas.

 

Textos de Referência: Dt 8.11-14

 
INTRODUÇÃO
Moisés descreve a Terra Prometida como um lugar de bênçãos e fertilidade. A travessia do deserto, com todas as dificuldades que enfrentaram, agora fazia parte do passado dos filhos de Israel.

 

1. A CHEGADA DE UM NOVO CICLO
A história da humanidade se desenrola em ciclos, independente da vontade ou das ações humanas. Na sucessão de ciclos, alguns fatos se estendem, outros se modificam e outros se adaptam a um novo ciclo. As gerações também são marcadas por ciclos e em cada um deles há um propósito definido. Assim como as pessoas que fazem parte de uma geração esperam a ação de Deus, da mesma forma, Ele também espera que cada uma dessas pessoas cumpra o seu papel, colaborando para o plano universal de salvação.

 

2. OS NÍVEIS DA NOVA TERRA
O problema maior dos filhos de Israel não era habitar a Terra Prometida, mas, sim, saber administrá-la. As palavras de Moisés indicavam saber lidar com três situações. São elas: Riqueza, Crescimento e Esquecimento

 

3. A GRANDEZA DE DEUS QUE CEDEU A TERRA
Precisamos hoje de pessoas que estejam dispostas a desempenhar seu papel encarandoos desafios de sua época. Pessoas capazes de ter uma visão otimista, imaginar grandes triunfos e fazer a diferença. Pessoas que se descartem dos seus interesses egoístas para tornar realidade propósitos eternos. Pessoas que construam um legado para sua posteridade. O triunfo dos filhos de Israel estava atrelado à visão correta do Deus a quem estavam servindo.

 

CONCLUSÃO
O que o Eterno Senhor Deus espera de cada um de nós? A resposta é muito simples: fidelidade. Essa é a base para um relacionamento saudável e uma vida de bênçãos incontáveis. O nosso Deus tem uma terra fértil e boa para cada filho seu.